Özer/Ürger Architects + ON Design ficam em terceiro lugar na competição Gallipoli National Park

A península de Gallipoli, no extremo oeste da Turquia, tem um significado especial para o país pois fora o palco de uma batalha da Primeira Guerra Mundial na qual o Império Otomano impediu uma tentativa de invasão das forças britânicas. Hoje compreende-se que aquele foi um momento crucial para a formação da atual Turquia e o local da batalha foi transformado num parque nacional que inclui uma série de monumentos e memoriais.

Buscando potencializar o local, o governo Çanakkale lançou uma competição para redesenhar a área, na qual a equipe liderada por Özer/Ürger Architects e ON Design ficou em terceiro lugar.

Özer/Ürger Architects + ON Design ficam em terceiro lugar na competição Gallipoli National Park - Mais Imagens+ 21

Cortesia de Özer/Ürger Architects

Em resposta às intervenções desarticuladas realizadas no passado, a equipe optou por uma estratégia de remoção e simplificação: ao invés de competir com os monumentos existentes, potencializar o parque atual. Ao suprimir todo exagero paisagístico a equipe usou a topografia e a natureza, juntamente com intervenções horizontais na paisagem, para reorganizar o lugar. 

Cortesia de Özer/Ürger Architects

Outra importante característica da estratégia de projeto foi o estabelecimento de uma clara distinção entre os espaços contemplativos e as instalações - lojas, banheiros, vias, estacionamentos - através de gestos simples na paisagem. 

Cortesia de Özer/Ürger Architects

Descrevendo seu projeto, Özer/Ürger Architects comentou: "A história pesada e dramática de Gallipoli, bem como sua beleza natural, a torna muito especial e faz de qualquer iniciativa de projeto que envolva a península uma tarefa muito difícil. Nossa abordagem em relação à tarefa de redesenhar seis locais de visitação no parque é guiada pelo respeito a essa terra como memória da guerra e local de descanso dos milhares de mortos."

Cortesia de Özer/Ürger Architects

"Nosso objetivo principal é criar locais simples, calmos e tranquilos que aprofundem a experiência do visitante, promovam a contemplação e permitam que as pessoas entrem em contato com a paisagem natural. Qualquer intervenção aqui não deve impor significados (como por exemplo paz, guerra, vitória, morte...), mas enriquecer a experiência espiritual desta terra e relembrar sua história. Assim, nossa estratégia de projeto é definida pela ideia de 'intervenção mínima'."

Veja também as propostas que ficaram em primeiro e segundo lugar na competição.

Cortesia de Özer/Ürger Architects
  • Competição

    Gallipoli Peninsula Historical National Park
  • Premio

    3° Lugar
  • Arquitetos

    Özer Ürger Architects, ON Design
  • Localização

    17900 Seddülbahir/Çanakkale Province, Turquia
  • Özer Ürger Architects

    Ali Özer, Ahmet Mucip Ürger, Asst. Prof. Emre Altürk, İsmet Güngör, Seda Gecü, Erhan Sevinç, Ercan Koca, Özlem Tavas, Gökçe Ejder, Fulya Altan, Mustafa Tekin
  • ON Design (equipe de paisagismo e urbanismo)

    Dr. Ahmet Oktan Nalbantoğlu, Tuğba Akyol, Burçak Erkmen, Mehmet Cemil Aktaş, Cemil Hamdi Okumuş, Koray Kalay, Çağlar Burak Yayla, Elif Atatekin
  • Design industrial

    Tasarim Üssü (Gülay Gamze Güven)
  • Design Gráfico

    dgT Agency (Turgut Erentürk, Dr. Tugay Erentürk)
  • Cliente

    Çanakkale Governorship
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

    Courtesy of Özer/Ürger Architects

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:17900 Seddülbahir/Çanakkale Province, Turquia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.

Text Message Html

Cita: Stott, Rory. "Özer/Ürger Architects + ON Design ficam em terceiro lugar na competição Gallipoli National Park" [Özer/Ürger Architects + ON Design Take Third Place in Gallipoli National Park Competition] 12 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623886/ozer-urger-architects-mais-on-design-ficam-em-terceiro-lugar-na-competicao-gallipoli-national-park> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.